WhatsApp chat
Aprenda a reconhecer a cidadania italiana no Brasil e na Itália

Aprenda a reconhecer a cidadania italiana no Brasil e na Itália.

Como já dissemos, para ser reconhecido como cidadão italiano, você deve provar sua conexão com os ancestrais italianos que imigraram para o Brasil. Em outras palavras, você terá que coletar todos os documentos de seus antepassados ​​sobre cidadania, nascimento, casamento e morte, indicando claramente que você é um descendente dessa pessoa. Por isso em nosso post de hoje, Aprenda a reconhecer a cidadania italiana no Brasil e na Itália.

Aprenda a reconhecer a cidadania italiana no Brasil e na Itália

Aprenda a reconhecer a cidadania italiana no Brasil e na Itália

Regulamentos que reconhecem a cidadania italiana não exigem a morte, mas, de fato, muitas comunas e consulados exigem a morte. Depois de coletar todos os documentos, você pode exibi-los de uma das seguintes maneiras:

  • Cidadãos italianos do Brasil Este procedimento pode ser concluído antes de um consulado italiano no Brasil, dependendo de onde você mora.
  • Aguarde na fila do consulado. Quando estiver prestes a ser convocado, inicie a montagem da pasta de documentos. À intimação, você deve apresentar documentos no consulado italiano. Após a aceitação do pedido, você pode solicitar um passaporte italiano.

Nacionalidade italiana do Brasil

Dependendo da linha consular, o tempo de espera pode ser de até 12 anos, como é o caso em São Paulo. Já na Itália, o procedimento pode ser enviado antes da cidade italiana e leva cerca de 90 a 180 dias para ser concluído. Você deve coletar todos os documentos.

Depois de terminar os documentos, você deve morar na Itália e apresentar os documentos. Você será entrevistado pela segurança pública (polícia), que controlará sua residência. Depois de confirmar sua residência, você deve comprovar a comunicação relevante. Seus documentos serão avaliados e a comuna solicitará ao consulado brasileiro que forneça um certificado de isenção cidadania italiana na Itália.

Cidadãos italianos por canais judiciais principais métodos judiciais

Em 1 de janeiro de 1948, a Constituição da República Italiana foi promulgada. Antes disso, as mulheres não tinham direitos civis, incluindo a possibilidade de passar sua nacionalidade para seus filhos. Se uma mulher italiana vai se casar com um homem estrangeiro, ela perderá a nacionalidade italiana por causa de seu sangue.

Com o advento da nova Constituição, essa situação mudou e as mulheres puderam transmitir sua nacionalidade aos filhos. No entanto, a regra não tem efeito retroativo, ou seja, apenas os filhos de mulheres italianas nascidas após 1º de janeiro de 1948 podem adquirir nacionalidade através de suas mães.

Consulta judicial dos cidadãos italianos sobre consulta judicial

Uma série de leis e regulamentos que regulam o reconhecimento da nacionalidade italiana, o procedimento (prática) de reconhecimento deve ser realizado na instituição que representa a residência do solicitante, ou seja, se você mora no Estado de São Paulo, o Consulado Italiano em São Paulo o aceita e processa A autoridade competente que solicita a aprovação.

No Brasil, temos seis consulados, ou seja, Brasília, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. Em grande parte desses consulados, devido à alta demanda, foi formada uma fila para que as partes interessadas possam apresentar seus documentos e gozar do direito de reconhecer a nacionalidade italiana. No caso mais extremo, é São Paulo, e essas filas estão esperando há 13 anos. Em outras palavras, se você solicitar reconhecimento hoje, espera-se que seja chamado em 2032.

Por acaso, o artigo 2 da lei italiana (Lei nº 241/1990, artigo 2, Decreto nº 33/2014) estipula que o reconhecimento da nacionalidade italiana pode levar até 730 dias para ser concluído, o que significa que o cônsul é ilegal. A maneira de contornar essas violações é a via judicial proposta diretamente pelo tribunal romano na Itália.

Saiba Mais

Nós da SCADVS estamos a sua disposição para te ajudar a entender todo o processo da forma mais simples e segura possível. Por isso entre em contato conosco para maiores informações.