WhatsApp chat

Cidadania Italiana: Guia completo para conseguir tirar os documentos de direito

Antes de mais nada é importante entender que a cidadania italiana é: o direito que uma pessoa tem de se tornar cidadão italiano através de documentos que comprovam o grau de parentesco necessário e exigido politicamente pela nação italiana.

Sendo assim, é uma permissão, autorização do governo a participar das economias e da sociedade italiana, concedidos aos descendentes de italianos.

Para você que precisa conseguir obter o direito de ser chamado de cidadão italiano, temos nesta página, uma das melhores informações sobre o assunto, em outras palavras as orientações necessárias e relevantes para conseguir tirar a cidadania italiana, conseguindo em fim os documentos de direito.

Preferimos separar o guia por tópicos relevantes, ou seja, tópicos mais procurados, mais pesquisados na web.

Para que aqui você encontre o que precisa para conseguir tirar os documentos de direito.

Para quem tem o interesse em saber como tirar o direito de ser cidadão italiano, primeiro precisamos ressaltar a importância de ter o suporte de profissionais da área, para que tudo venha dar certo e para que você não tenha nenhum problema ao longo desse caminho.

Cidadania Italiana: Guia completo para conseguir tirar os documentos de direito

Cidadania Italiana

Quem pode tirar?

Basicamente a cidadania Italiana, primeiramente é um direito que o Governo da Itália concede aos descendentes de Italianos. Além disso, o direito também se aplica ao casamento entre um italiano ou descendente de italiano e alguém de outra nacionalidade, dando a pessoa o direito da cidadania por casamento.

Nessa página você verá sobre cidadania italiana quem tem direito, e outras informações básicas essenciais.

Para todo o Brasil

Tirar a sua cidadania italiana no Brasil, pode ser um trajeto muito mais simples e até mesmo seguro, se você contar com a ajuda de profissionais da área. Nós, como advogados especializados nesse ramo, podemos te orientar e te mostrar a cidadania italiana passo a passo.

Além do suporte que você terá, você também saberá sobre cidadania italiana documentos, tudo que você precisará já ter em mãos para podermos agilizar todo o processo.

Vantagens

Imagine poder morar em qualquer país da União Europeia? Com a sua cidadania italiana isso se torna possível. Além disso, você poderá passar para as futuras gerações através de você, a cidadania italiana, dando a eles esses mesmos direitos e muito mais.

Com a sua cidadania italiana você será um cidadão europeu, e poderá usufruir de todas vantagens que esse direito vai te conceder como por exemplo estudar nas melhores faculdades da Europa e ter oportunidades acadêmicas incríveis, e ter fácil circulação por toda a Europa sem problemas.

Como conseguir e tirar cidadania italiana?

Como conseguir tirar cidadania italiana

Uma das primeiras coisas que você precisa saber é se você tem direito a ser cidadão italiano, através de sua árvore genealógica, pois, através dela, terá a possibilidade de descobrir se você tem algum antecessor italiano e dos documentos e certidões fundamentais para o procedimento.

Somente tendo a certeza de que existem antecedentes italianos e documentos que comprovam a sua descendência, é que se pode começar a pensar em conseguir sua cidadania italiana.

Como construir minha árvore genealógica?

É simples, para começar a construir sua árvore genealógica, é necessário ter acesso a sua certidão de nascimento, através dela, você vai conseguir saber quem são seus pais e seus avós.

Conseguindo assim também a certidão de nascimento do seu pai, avós, bisavós até chegar ao antecessor italiano.

Pronto, consegui achar meu antecessor italiano, o que devo fazer agora?

Agora o próximo passo é ajuntar os documentos (Certidões) para agilizar o processo:

  • Nascimento
  • Casamento
  • Óbito

Deste o ascendente italiano até você!

Talvez você me pergunte: Como conseguirei, a certidão de nascimento do meu ascendente italiano, se a mesma, se encontra na Itália?

Nós da S&C Sperandio e Costantin, poderemos ajudá-lo a conseguir esse documento, entre em contato conosco.

2 coisas fundamentais para conseguir fazer a cidadania italiana é necessário:

  1. É importante saber que o formato das certidões brasileiras, precisam ser do formato inteiro teor!
  2. É obrigatório o documento de certidão de “não naturalização” (CNN). Este documento é necessário para provar que seu antecessor italiano não foi naturalizado brasileiro.

Analisando o direito de obter a cidadania e conseguindo obter em mãos todas as certidões e documentações necessárias podemos então, analisar os dados apresentados nos documentos.

Analise de documentos necessários

Analise de documentos para tirar cidadania italiana

Os seus documentos são de suma importância para que você consiga tirar a sua cidadania Italiana. Por isso, precisamos realizar uma analise dos seus documentos, que funciona assim:

  • Com os seus documentos em mãos, realizaremos uma analise que terá como maior foco observar alguns dados mais comuns como nome, sobrenome, além de datas e locais.
  • Essa analise, vai estar observando ainda mais as diferenças entre os documentos. Vale lembrar que, não pode haver grandes diferenças, tendo um foco ainda maior nos locais e datas.
  • Variações entre traduções de nomes italianos para o português não deve ser motivo de preocupação.

Tempo para conseguir a cidadania

Estando com as certidões em mãos e estando todas em dia após a analise, você pode escolher o país que deseja dar andamento a conquista da sua cidadania.

Se for o Brasil, você pagará mais barato, porém leva-se em torno de 5 a 10 anos, caso você escolha a Itália, o custo será mais alto, porém o processo é mais rápido durando cerca de 90 dias.

Quais as etapas no Brasil?

Aqui em nosso país, existem 4 etapas para o seu processo da cidadania, confira abaixo:

  1. Primeiramente você estará entrando na fila com o consulado
  2. Após isso, aguarde a sua convocação, que levará o prazo de 5 a 10 anos como mencionamos acima, para apresentar todos os documentos. Próximo a ser chamado é importante que as certidões e todos os documentos estejam corretos, e para isso conte com a ajuda da S&C Sperandio e Costantin.
  3. Estando tudo correto, você vai apresentar todos os seus documentos e certidões.
  4. Quando tudo estiver certo, você vai tirar o seu passaporte italiano, e com os documentos corretos será necessário comprovar residência na Itália. Sendo assim, permitido a sua viagem para que um policial italiano possa confirmar que você realmente está no endereço declarado. Após isso, você poderá solicitar a sua cidadania italiana, dando sequência ao processo. Depois é só conseguir a sua certidão de Não Renúncia, para já ser um cidadão Italiano.

Como conseguir minha cidadania Italiana pelo casamento?

Ter um cônjuge que possuí a cidadania italiana, não significa que você terá automaticamente a sua cidadania italiana também reconhecida, por conta do casamento. Apenas filhos menores de idade, recebem automaticamente essa cidadania. Casamentos realizados com italianos até 1983, tinham a sua cidadania italiana reconhecida automaticamente, porém desde então e atualmente, não é mais dessa maneira que funciona.

Para que o processo de cidadania possa começar, é importante que você esteja oficialmente casado no civil em cartório.

No Brasil, é muito comum que casais morem juntos, e até mesmo tenham um documento de união estável.

Aqui esses documentos garantem direitos similares ao casamento civil

Porém na Itália, esses tipos de documentos não são válidos, apenas o casamento no civil será considerado.

Além do documento do casamento no civil, é necessário um determinado tempo de casamento para poder solicitar o inicio do processo, que você poderá conferir com os nossos advogados da S&C Sperandio e Costantin, entre outros detalhes importantes para que seu cônjuge tenha a sua cidadania reconhecida.

Tenha assessoria profissional

Apesar de todo o passo a passo que descrevemos acima, e que está muito bem explicado para o entendimento de todos que possuem esse interesse. Ainda assim, se trata de um processo, que precisa ser realizado por profissionais especializados no assunto.

Por isso nós da S&C Sperandio e Costantin estamos aqui para te ajudar nesse processo, garantindo assim a qualidade de um serviço profissional, feito com segurança, seguindo todas as leis e normas brasileiras e italianas para esse tipo de processo, e dando a você todo o suporte necessário para conseguir a sua tão sonhada cidadania italiana no Brasil, sem precisar inicialmente ir para a Itália.

Realizar todo o processo no Brasil, pode levar mais tempo, porém é muito mais barato!

E você estará em seu pais, onde toda a burocracia se tornaria mais simples de ser resolvida, e muito mais rápida.

Assuntos relacionados a cidadania Italiana

Tudo sobre o assunto, veja outras informações, dicas, e orientações importantes para você que quer tirar sua cidadania italiana.

Como advogados especializados, aguardamos o seu contato para juntos analisarmos o seu caso e os seus objetivos e já darmos inicio ao trabalho para conseguir a sua cidadania italiana, com segurança e agilidade.

Para maiores informações fale conosco!

Links importantes: